sexta-feira, 11 de abril de 2014

Os nossos antepassados

“Os nossos antepassados” é uma trilogia escrita pelo ilustríssimo Italo Calvino, escritor que nasceu em 1923 em Cuba, porém viveu na Itália.
                A trilogia abrange “O Barão nas Árvores”, “O Visconde Partido ao Meio” e “O Cavaleiro Inexistente”. Esses três livros se passam na Europa medieval, são narrados em primeira pessoa e têm um fabuloso caráter de realismo fantástico.
                Vamos por partes: “O Barão nas Árvores” conta a história de Cosme, um menino que foge de seu palácio e vai morar sobre as árvores, pois não quer comer escargots. Porém, ele é o primogênito de um barão e por isso sua família continua presente em sua vida mesmo que ele se recuse a descer das árvores. A história é narrada por Biaggio, o irmão mais novo de Cosme.
                Depois vamos ao cavaleiro inexistente. “O Cavaleiro Inexistente” conta sobre uma espécie de “armadura viva” que não tem nada por dentro que é o dito cavaleiro inexistente. Seu nome é Agilulfo e ele é extremamente metódico e cético e segue todas as regras à risca. Ele pertence ao exército de Carlos Magno e logo no começo ganha um escudeiro, Gurdulu. Gurdulu é um doido varrido sem autocrítica que ora pensa ser um pato, ora pensa ser uma rã e mais todo tipo de coisa que emita som. Nesse livro, Calvino abusa (mais do que normalmente) da ironia.
                Por fim temos o não menos importante “O Visconde Partido ao Meio”, que é sobre um Visconde que vai à guerra, é atingido por um canhão e tarda a voltar.  Nesse, porém, o protagonista é seu sobrinho, que narra a história de quando metade de seu tio volta viva e é extremamente perversa. Posto que o menino apesar de nobre visita a vila, ele conta também sua vida e sobre os moradores da cidade.

 
Italo Calvino
                Italo Calvino também escreve contos e tem uma excelente obra. “O Cavaleiro Inexistente” foi o primeiro livro que li dele, pois minha professora pediu, mas como eu adorei fui atrás de conhecer mais livros. Sinceramente, eu não sei dizer qual deles eu prefiro.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Lucky Luke

                                           
        Lucky Luke é um cowboy. Na verdade ele é o atirador mais rápido que já se viu, ele atira mais rápido que a própria sombra.
        Para quem não conhece Lucky Luke é uma história em quadrinhos que foi criada em 1946 e escrita por muitas pessoas em épocas diferentes, porém as mais importantes foram Morris (nos desenhos) e Goscinny (no roteiro). Exato, Goscinny, o autor de Asterix. Além deles muitos outros já desenvolveram alguns álbuns da série.
        A história é sobre um cowboy que se chama Lucky Luke que é famoso em todas as penitenciárias de leste a oeste dos estados unidos por ser um herói que captura qualquer foragido, até mesmo os quatro irmãos Dalton, quatro criminosos, com sentenças superiores a 500 anos que não param sequer um na cadeia. Luke está sempre acompanhado por seu cavalo branco, Jolly Jumper, o cavalo (falante) mais inteligente do mundo e vez ou outra pelo cão penitenciário Rantanplan, o cachorro mais burro que a própria sombra. Em algumas histórias, Rantanplan é posto para perseguir os Dalton, mas ele pensa que eles são seus donos e que o adoram.
        Os irmãos Dalton, (Averel, o mais alto e burro; Jack e William, os do meio que seguem Joe; e por fim Joe, o chefe e mais baixo) são alguns dos personagens mais importantes, sempre planejado fugas e roubos absurdos, como em "A Cura dos Dalton"
        Pessoalmente, acho aqueles que os Dalton aparecem os mais divertidos, pois eles roubam a cena do protagonista. Foram escritos também alguns poucos álbuns do Rantanplan.
        Recomendo:
-Dalton City
-A herança de Rantanplan
-Daisy Town
-Rantanplan, O Padrinho
-Pé de Moça
-Amnésia dos Dalton