sexta-feira, 11 de abril de 2014

Os nossos antepassados

“Os nossos antepassados” é uma trilogia escrita pelo ilustríssimo Italo Calvino, escritor que nasceu em 1923 em Cuba, porém viveu na Itália.
                A trilogia abrange “O Barão nas Árvores”, “O Visconde Partido ao Meio” e “O Cavaleiro Inexistente”. Esses três livros se passam na Europa medieval, são narrados em primeira pessoa e têm um fabuloso caráter de realismo fantástico.
                Vamos por partes: “O Barão nas Árvores” conta a história de Cosme, um menino que foge de seu palácio e vai morar sobre as árvores, pois não quer comer escargots. Porém, ele é o primogênito de um barão e por isso sua família continua presente em sua vida mesmo que ele se recuse a descer das árvores. A história é narrada por Biaggio, o irmão mais novo de Cosme.
                Depois vamos ao cavaleiro inexistente. “O Cavaleiro Inexistente” conta sobre uma espécie de “armadura viva” que não tem nada por dentro que é o dito cavaleiro inexistente. Seu nome é Agilulfo e ele é extremamente metódico e cético e segue todas as regras à risca. Ele pertence ao exército de Carlos Magno e logo no começo ganha um escudeiro, Gurdulu. Gurdulu é um doido varrido sem autocrítica que ora pensa ser um pato, ora pensa ser uma rã e mais todo tipo de coisa que emita som. Nesse livro, Calvino abusa (mais do que normalmente) da ironia.
                Por fim temos o não menos importante “O Visconde Partido ao Meio”, que é sobre um Visconde que vai à guerra, é atingido por um canhão e tarda a voltar.  Nesse, porém, o protagonista é seu sobrinho, que narra a história de quando metade de seu tio volta viva e é extremamente perversa. Posto que o menino apesar de nobre visita a vila, ele conta também sua vida e sobre os moradores da cidade.

 
Italo Calvino
                Italo Calvino também escreve contos e tem uma excelente obra. “O Cavaleiro Inexistente” foi o primeiro livro que li dele, pois minha professora pediu, mas como eu adorei fui atrás de conhecer mais livros. Sinceramente, eu não sei dizer qual deles eu prefiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário